top of page
DiogoGuedes_CreditoFloraPimentel.jpg

Foto: Flora Pimentel

       Diogo Guedes é um músico e engenheiro de som pernambucano que trabalha com produção, mixagem e masterização em seu próprio estúdio em São Paulo, e também atua em shows como diretor técnico, técnico de PA, monitor, RF e transmissão para artistas de todo o Brasil.

       Nascido em 1989 no Recife, começou a fazer aulas de violão em 1999, com 9 anos de idade. Estreou profissionalmente em 2002, com a banda de punk "Psicopatas", nos palcos do Abril Pro Rock, Festival de Inverno de Garanhuns, e Rádio Cidade. Neste mesmo ano, entra em estúdio  para registrar uma demo de 4 músicas, produzida por Felipe S, vocalista da “Mombojó”. No ano seguinte, em 2003, voltaram ao FIG, abrindo show dos Los Hermanos.

     Envolveu-se com diversos grupos da cena indie recifense como guitarrista e tecladista, acumulando experiências em palcos e estúdios com projeto próprios ou acompanhando bandas de amigos. Em 2006, lançou um EP no MySpace com 4 composições próprias do projeto chamado 'diogoodeiaprojetos'. Composições estas utilizadas no mesmo ano pelo artista Gilson Almeida em obras expostas na Mostra de Fotografia da Cidade do Recife. Fundou, em 2007, o grupo instrumental “A Banda de Joseph Tourton”, com quem passou por dezenas de cidades do Brasil, e lançou um EP e dois álbuns de estúdio, sendo um deles, em 2010, com patrocínio da Petrobras. Nessa mesma época, começou também a realizar profissionalmente trabalhos como produtor musical para terceiros, assim como técnico de PA e monitor, gravação, mixagem e masterização. Em 2008 deixou a graduação em Design, iniciada em 2007, para cursar Produção Fonográfica, formando-se em 2012.

     Entre 2009 e 2014, trabalhou como técnico de gravação e assistente em diversos estúdios do Recife, como Das Caverna, Muzak, Peixe Sonoro e Sala 5. Paralelamente, atuou como produtor de shows, e atuou em diversas turnês como guitarrista da Joseph Tourton. Prestou serviço de técnico de som ao vivo para diversos grupos da cena musical recifense e fez parte da banda Rua, e junto com Bruno Giorgi assina a gravação do album "Limbo" (2013), segundo trabalho de estúdio do grupo.

       No ano de 2014, muda-se para o Rio de Janeiro e atua como roadie numa turnê do cantor Lenine, com quem, desde então, vem trabalhando como freelancer em diversas situações em estúdios e palcos, como técnico de gravação, PA, monitor, mixagem ou masterização para streaming, com destaque para a gravação do álbum "Lenine - Em Trânsito", de 2018, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock/Música Alternativo em Português. Suas colaborações em estúdio multiplicaram-se e seu trabalho pode ser ouvido nas parcerias com Lenine, Maria Gadú, Liniker, Marina Sena, Ekena, Duquesa, Kevin Johansen, Duda Brack e Federico Puppi, além de gravações, mixagens e participações especiais em trabalhos que vão de Milton Nascimento a Maria Bethania e Iza, de Seu Jorge ao cantor jamaicano Eek-a-Mouse.

      A partir de 2015, passou a acompanhar a cantora Maria Gadú. Com ela, gravou disco, documentários, DVD, trilhas para novelas, filmes e séries, e passou por mais de 20 países atuando como técnico de PA, monitor e diretor técnico, incluindo apresentações em palcos renomados como o Stravinski Auditorium (Montreux Jazz Festival), Barbican Center e Jazz Cafe (Londres), Baloise Session (Basel, Suíça) e Auditório Ibirapuera (São Paulo). Também esteve à frente da sonorização das turnês "Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor", “Guelã”, “Gadú 20 Anos”, “Pelle” e “Maria Gadú Jazz&Blues”. Também cuidou do som ao vivo para Marina Sena, Alceu Valença, Lenine & Martin Fondse Orchestra,  Liniker, Rubel, Tiago Iorc, Jovem Dionisio, Ana Cañas, Maria Gadú + Silva + Dani Black, Chico César, Boogarins, Cícero, Plutão Já Foi Planeta, Academia da Berlinda e inúmeros outros artistas.

      Na área de broadcasting, atuou como Commentary Operator na Eurocopa 2020, nos jogos realizados na cidade de Amsterdam no estádio Johann Cruiff Arena, como colaborador da empresa HBS. Nesta mesma área acompanhou artistas em programas conhecidos da TV brasileira como Encontro, Ensaio, Música Boa, Versões BIS, Raul Gil e Altas Horas e em transmissões de festivais como Rock in Rio, MITA, Baloise Session, entre outros.

      Frequentou cursos com engenheiros de som como Joe Chicarelli (Queen, White Stripes, Morrissey), Mick Guzauski (Daft Punk, Michael Jackson, Prince), Ricardo Mosca (Anavitória, 5aSeco), Mario Jorge (Elba Ramalho), Alexandre Rabaço (Seu Jorge, Lulu Santos) e Fernando Fortes (Shure & Rational Acoustics). Nas mais diversas áreas do áudio: produção, mixagem, som ao vivo, alinhamento de sistemas e Smaart v7 e v8.

 

      Fundou em 2023 a marca monsterDSP, desenvolvedora de aplicativos para profissionais das diversas áreas do áudio.

antelope_02_edited_edited.png
slate-digital-official-logo-hd-png-downl
beyerdynamic%20logo_edited.png
bottom of page